Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Esférico

Página independente de apoio ao Sporting Clube de Portugal. Opinião * Sátira * Análise * Acima do Sporting Mais Sporting

Página independente de apoio ao Sporting Clube de Portugal. Opinião * Sátira * Análise * Acima do Sporting Mais Sporting

O Esférico

30
Set19

Vieira: Há Um Diabo de Gaia Em Todos Nós

O Esférico

Diabo de Gaia.jpg

Luís Filipe Vieira, o huno-estadista, voltou a atacar. Desta feita, quando anunciava novas tvs e micro-ondas para toda a gente, foi violentamente interpelado por um sócio que se atreveu a pedir-lhe o recibo, por favor. Claro que agora é fácil condenar a sua reacção. Mas as pessoas esquecem-se que, como ex-guerrilheiro das estradas, Vieira sofre de um quadro clínico pós-traumático que se manifesta através de sonhos místicos e surtos psicóticos. Vieira viu muita coisa. É preciso ver muita coisa para se saber o que se deve tirar. Vieira é, portanto, uma vítima. Vítima do seu sucesso, como o próprio já esclareceu.

O Dr. Aspirina Barreto, director do Núcleo de Cleptómanos Politraumatizados, descreve-o deste modo: "não é raro uma pessoa como Luís Filipe Vieira — alguém que fez a sua formação profissional na alta roda dos assaltos à mão armada — vir depois a sofrer, na sua transição de ladrão de camiões para burlão de camarote, de uma cisão de personalidade que o remete para estados de alucinação frequentes. É muito provável que o Sr. Vieira, ao ver-se confrontado por alguém que apelava ao eixo ético que o Sr. Vieira não possui, tenha regredido para um desses estados psicóticos, e aquilo que todos viam como um sócio normal a usar do seu direito à palavra, Vieira tenha visto como um juiz-de-linha a colocá-lo fora-de-jogo. Todos temos um Diabo de Gaia dentro de nós!"

Vieira largou então o pacote de Lay's para arejar os colarinhos dum perigosíssimo arruaceiro. Um acto de bravura! Ou, como diria Scarface, "say hello to my little friend!" Sabe Deus que outra letal oratória esse sócio estaria prestes a disparar sobre a multidão inocente?

Tudo isto, obviamente, insere-se no plano de remodelação da Luz. LFV nunca teve medo de meter mãos à obra, mesmo em trabalhos sujos. Sobretudo em trabalhos sujos. E assim não perdeu tempo, dando o exemplo limpando a área em redor do toupeiral, onde alguns sujeitos mal intencionados andavam a procrastinar, exigindo transparência e outras modernices. A nova Luz começa a ganhar forma. Já era aflitivo não saber onde pôr todo aquele staff da FPF e do Campus de Justiça. Naquelas cadeiras que estão sempre desertas atrás das balizas não pode ser. Ficam tão longe do centro de decisão... O melhor é mesmo aumentar a lotação. Com este voluntarismo, aquilo num instante passa dos 15 mil para os 30 mil convites por jogo. Com jeitinho ainda conseguem meter lá toda a família do Carlos César e ainda manterem as cadeiras atrás das balizas vazias, para não distrair os espectadores dos golos do De Tomás. Há um plano para tudo e Vieira, o betão-man, é o homem certo para concretizá-lo. Quanto à verdade, essa, pode ficar de pé, espremida dentro da caixa de segurança, para não se atrever a interromper o circo.

P.S.: O que diz o regulamento do Benfica sobre presidentes que agridem sócios? O Benfica tem um Conselho Disciplinar? E o escrutínio da imprensa, ficar-se-á por uns vídeos foscos revelados à luz do iPad? O que é mais grave, Bruno Fernandes dar uns safanões numa porta ou o presidente dum clube que recebe na tribuna primeiros-ministros e juízes bater noutra pessoa por delito de opinião?

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D