Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Esférico

Página independente de apoio ao Sporting Clube de Portugal. Opinião * Sátira * Análise * Acima do Sporting Mais Sporting

Página independente de apoio ao Sporting Clube de Portugal. Opinião * Sátira * Análise * Acima do Sporting Mais Sporting

O Esférico

29
Jan20

A Vida Depois de Bruno

O Esférico

bruno-fernandes-4k-sporting-fc-portuguese-football

 

Agora que se concretizou a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United, é hora de focar alguns pontos em redor deste assunto.

1 — Um profissional de corpo e alma, profundo respeitador do emblema que representou, pessoa séria e frontal. Ninguém mais do que Bruno Fernandes merece ser feliz no clube onde escolheu prosseguir a carreira. Ficar no Sporting a ver a banda passar parecia-me particularmente injusto para alguém que nunca recebeu borlas na vida. Boa viagem, querido Capitão! Terá vida difícil no actual contexto do MU. Porém, BF já provou vezes sem conta que consegue prosperar no caos.

2 — Este negócio não corresponde ao valor do jogador. Com uma cláusula de 100M e uma exigência inicial de 70M limpos, uma venda por 55M+variáveis fica bastante aquém do melhor negócio possível.

3 — Agradeçam a Sousa Cintra e à Comissão de Gestão, em primeiro lugar.

4 — Há muita coisa opaca relativamente aos valores envolvidos e o comunicado do SCP não ajuda a deslindar o mistério. A saber:

a) aos agentes cabe a fatia de 5.5M. Mas não fica claro se é o SCP que assume a totalidade desse valor.

b) 5M de montante variável consoante o número de jogos. Mas estamos a falar de quantos jogos?

c) 5M dependentes da participação do MU na Champions League. Mas em que moldes? Participação na próxima época? Em qualquer época? Pela forma como o United joga, alguém pode garantir que se qualificará para a CL no final da época? Eu não.

d) 15M dependentes de prémios individuais do jogador. Tradução: dinheiro que não existe. Tradução livre: uma "Renatada".

e) Qual é realmente a tranche que cabe à banca? 30% ou 50%? Qual das restruturações está em vigor, afinal? Também sobre isso o comunicado é omisso.

CONCLUSÃO — Até agora, e garantidamente, o Sporting apenas sabe que receberá 55M pelo negócio. Tudo o resto está envolvido em imponderáveis mistérios e carece de esclarecimento por parte da SAD. Dos montantes variáveis, receberemos no máximo mais 10M, se quiser ser optimista, naquilo que mais parece golpe de cosmética para disfarçar as debilidades da venda. Desses 55M, podemos estimar que apenas entre 25M a 35M entrarão realmente nos cofres do clube. E do que entrará nos cofres do clube devemos ainda descontar uma fatia para ressarcimento urgente de credores vários. Feitas as contas, sobra pouco. Do mal o menos, perdida esta época, trata-se de dinheiro que permitirá preparar a próxima temporada com mais tempo. Mas, tendo em conta a difícil relação que esta direcção tem tido com recursos e reforços, alguém pode garantir que será bem aplicado? Será o investimento desse valor suficiente para suprir a ausência do melhor médio do futebol português? E o que são 20 ou 30 milhões no futebol moderno? Quase nada. Ou, trocando por miúdos, são o Rosier, o Borja, o Doumbia, o Ilori, o Jesé, o Eduardo, o Camacho e o L. Phellype.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D